Exercício para Atenuar o Luto

        

Fonte da foto: Google

Sim , para atenuar e não superar, a superação é um caminho e para este caminho é melhor que não tenha atalhos, assim você viverá cada uma das fases necessárias para este momento.

        E antes de qualquer coisa eu quero dizer que sinto muito pela sua perda!

        Neste tempo diferente e adverso que vivemos a morte tem estado ainda mais presente no dia a dia de todos, seja por uma notícia ou pela real dor da perda. 

        E como lidar com a dor que essa perda trás? O que fazer com o que agora falta?

        Quando olhamos para a morte pelo viés sistêmico, muitas teorias confortam o coração e alma, mas nenhuma delas supre a falta que este alguém faz, então talvez o primeiro passo é pensar que a pessoa que se despediu continua aqui. Não mais em presença física, não mais ao alcance dos olhos, mas vive em todos aqueles que vieram depois dela.

        Todos os avós e pais que se foram vivem através dos seus netos e filhos, e isso não é mágica ou algo espiritual, é genética. Somos 50% de cada um de nossos pais, então através de nós eles continuam a viver. Sempre que precisar, lembre-se que eles estão com você.


        Deixo aqui como contribuição um exercício para você fazer, tenho certeza de que de uma forma ou de outra vai te trazer um pouco de conforto.


Vá a um lugar tranquilo e que de preferência não seja interrompido, coloque uma música que gosta se quiser, e por alguns instantes somente inspire e expire lenta e profundamente, sinta seu coração bater e conecte-se com a sua dor e com a sua essência. Pegue uma almofada ou travesseiro. Feche seus olhos por um momento e continue com respirações mais profundas, imagine diante de você a pessoa querida que morreu, imagine-a exatamente como se lembra dela, pode ser que você visualize nitidamente o resto dela, somente uma sombra ou sinta a sua presença, está tudo bem.
Neste momento ela te convida a um abraço afetuoso, daqueles bem demorados e recheado de conforto e amor, abrace sua almofada e permita que seu corpo se entregue a este movimento, da forma necessária para que você aos poucos vá se afastando da desconfiança e medo e se entregando a sensação de alívio e conforto deste abraço.
Permita que seus sentimentos passem por você, se sentir que precisa chorar, chore, se sentir que algo ficou a ser dito, diga, só siga o seu coração e permita que ele assuma o controle.
Permaneça por alguns instantes nesta energia, sentindo o calor, o amor pelo tempo que se fizer necessário.
E no seu tempo, somente no seu tempo, você diz a ela:
"Eu sinto sua falta! Eu sinto muito a sua falta! Talvez eu tenha ficado bravo com a sua despedida, mas agora que sei que você vive naqueles que ficaram, e aceito com a finitude da vida, embora não concorde com isso, eu me rendo e aceito! Agora deixo você com o seu destino e volto a olhar para a minha vida, te carrego em meu coração e farei algo bom em sua homenagem. Gratidão pelo tempo que foi!"


       E vá dizendo, quantas vezes forem necessárias até você sentir que essa mensagem fa parte de você. Se sentir necessidade de se despedir ou acrescentar algo, deixe fluir, seu coração é seu guia!

     Sempre que sentir saudades, dor ou angustia, se conecte a energia deste abraço e lembre-se que através de você essa pessoa querida ainda está aqui.

        Sinta meu abraço carinhoso contigo hoje.

Com Carinho, 

Tatiana Notari
Cicloss Terapias Integrativas
Rua Sete de Setembro, 3664 
Centro - Cascavel - Paraná
(45) 98830-9498





Comentários