Muitas pessoas hoje em dia sofrem intensamente com as crises constantes de Rinite.
A Rinite trás um incomodo desagradável e desestimulante para quem convive com crises frequentes, pois além de apresentar a coriza e a coceira nasal também causa o trancamento das narinas, impedindo este individuo de sentir qualquer cheiro e gosto,levando-o a uma indisposição geral e constante uso de medicamentos e lubrificantes nasais.
Muitos pacientes relatam ainda viver em constantes tratamentos que normalmente após um determinado momento já não funcionam mais ou apresentam recidivas cada vez mais frequentes.
Hoje sabemos que as patologias das vias áreas tem sua principal cenário, as causas emocionais, e a Rinite é uma delas.
Pela Nova Medicina Germânica, Dr. Hammer nos explica o que acontece para a Rinite se desenvolver. Entendemos que este sintoma nada mais é do que um mecanismo de proteção do corpo. Proteção á uma sensação de sentir cheiro de perigo. "Eu me tranco para evitar sentir novamente o cheiro de perigo, real ou imaginário".
Uma criança que presenciou em boa parte de sua infância, brigas constantes dos pais, o que mais tarde gerou em uma separação. Toda criança em menor ou maior intensidade sente a separação dos pais. Esta criança pode desenvolver a Rinitie, como mecanismo de defesa, todas as vezes que ela sentir-se em um ambiente hostil, de grande estresse, ou de brigas, a crise aparece, trancando suas narinas e causando muitos espirros (sentimento de repulsa) para não sentir mais o cheiro de perigo no ar, perigo aqui retrata como uma dor. Afinal para esta criança as brigas geram uma separação. E esse sintoma pode ser levado por toda a vida.
Outro exemplo é um indivíduo que é exposto á um grande temporal, que ameaça a sua segurança e de toda sua família. Após o trauma sempre que o clima mudar, as chuvas ou os ventos aparecerem o organismo vai ativar um mecanismo de defesa, aqui a Rinite, para evitar sentir novamente o cheiro de perigo, neste caso real, no ar.
E assim acontece com todos os desencadeantes de uma crise de Rinite, o pólen, o pó, os pelos de animais, entre outros tantos, que são meros instrumentos para nos lembrar de algo. Nosso corpo é muito inteligente, e em uma situação de alerta registra tudo o que acontece ao redor no momento, um cheiro, uma brisa, um clima específico, uma palavra, uma musica, uma buzina e todas as vezes que é expostos aquelas situações o cérebro faz a releitura de todo período de estresse vivido na situação. Assim faz-se as doença crônicas.
Em resumo a pessoa que manifesta Rinite, apresenta após um trauma, ou um período de grande estresse, sempre com a conotação de um perigo próximo, uma grande dificuldade de lidar com as confusões geradas por um ambiente, não se permitem errar, se cobram muito, e tendem a adotar um comportamento exemplar, atitudes que as levam a se irritar facilmente por qualquer motivo que acontece a sua volta, principalmente com a forma dos outros agirem, por muitas vezes entenderem estas ações como um perigo eminente, como se tivessem que estar sempre se defendendo de algo. Isso com o passar do tempo geram sentimentos de medo e insegurança extremos em relação ao futuro, desencadeando as crises permanentes, tornando essas pessoas propensas ao isolamento e dificuldade de demonstrar o que sentem, fechando-se em seu mundo demonstrando uma falsa aparência de desinteresse ou indiferença á tudo a sua volta, mas que no fundo é um intenso mecanismo de defesa frente a uma sensação de perigo.
O legal de tudo isso é que tem solução. Através de técnicas terapêuticas utilizadas em consultório podemos identificar onde iniciou esse conflito e ajudar a resignificar para o organismo, liberando-o assim dos sintomas.
Lendo o texto você consegue identificar quando suas crises desencadeiam?
Consegue fazer um link da situação de estresse vivido?
Lembrou de alguém que pode aproveitar este texto?
Compartilhe esta informação com seus amigos e parentes e qualquer dúvida procure um profissional qualificado para te auxiliar neste processo.
Dúvidas ou Agendamentos:
Tatiana R Notari
tatiana.notari@hotmail.com
Autor do Texto: Tatiana R Notari
Terapeuta em Saúde Integral
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita!
Espero ter você sempre por aqui.
Se este blog te inspirou de alguma forma, o que acha de repassar estas informações?
Um lindo dia pra ti, com muita luz e amor!